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Apresentação do PARQUE ECOPOINT aos alunos

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Com base na Proposta Pedagógica da Educação Infantil, percebe-se que a brincadeira exerce um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem de qualquer ser humano. É considerada uma atividade social da criança cuja natureza e origem específicas são elementos fundamentais para a construção de sua realidade particular e compreensão da realidade na qual se insere. É através do brincar que a criança desenvolve e exercita suas capacidades motoras, intelectuais e de relacionamento com os outros, ao brincar, ela pode assumir diferentes papéis, conseguir ir além do seu comportamento habitual, atuando em um nível superior ao que ela realmente se encontra.
Para Vygotsky, é uma atividade que proporciona o maior avanço na capacidade cognitiva da criança. É por meio dela que se apropria do mundo real, domina conhecimentos, se relaciona e se integra culturalmente. Daí a importância de inserir a brincadeira no contexto da Educação Infantil , bem como a observação atenta do professor aos tipos de brincadeiras nos quais as crianças se envolvem durante os diferentes níveis, para que se possa criar oportunidades que favoreçam a participação das mesmas no engajamento destas brincadeiras.
O professor que valoriza a brincadeira infantil poderá participar como mediador; estimulando a fantasia das crianças, assumindo papéis na brincadeira, bem como incentivando a participação daqueles que não se envolvem ou não tem a oportunidade de brincar ou trocar experiências com outras crianças.
Considerando todos esses aspectos no tocante a brincadeira infantil, percebe-se que esta precisa ser mais explorada no dia a dia de nossas crianças, não se limitando apenas ao momento do recreio, mas como uma atividade de experimentação e um momento de aprendizagem, na qual o adulto propõe, mas não impõe, convida, mas não obriga e mantém a liberdade dando alternativas.
Infelizmente, muitos professores não percebem a brincadeira como forma de desenvolvimento da criança e com isso não proporcionam essa atividade com mais frequência na rotina da sala de aula, impossibilitando a criança de fantasiar, criar e enriquecer suas experiências lúdicas. É portanto, o professor que na Instituição Infantil ajuda a estruturar o campo das brincadeiras na vida das crianças. Consequentemente é ele que organiza sua base estrutural, por meio da oferta de determinados objetos, fantasias, brinquedos ou jogos, de delimitação e arranjo dos espaços e do tempo para brincar.

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